Doc autoria coletiva

Turma 2 2012




Faculdade de Educação
Disciplina: Pesquisa em Educação a Distancia
Turma: 2 2012



A EaD E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


Autores:
(*) 100006256  - Alana Souza Luz, 09/0105001 - Amanda Carvalho Mello, -  Amanda Ribeiro Nakatani, 09/0105125 - Ana Carolina Palmeirão - 09/0106458  -  Anna Carollina Gomes Mendonça, 09/0106521 - Anna Vanessa Lima, 11/0109953 - Bárbara Luiza Guimarães de Oliveira da Silva, 090107357 - Beatriz Carriço Ilha, 10/0009026 - Carolina Carvalho F. de Abreu, - Danielle Silva Barroso Veronezi Ferrão, 09/92917 Diego de França Carvalho Lima, 09/0111567 - Eduardo Engelmann Rodrigues, 11/0148525 - Gabriela Afonso de Aquino, 12/0012464 - Guilherme Inácio Marques Leão, 10/0014518 - Juliane Pereira de Sales, 09/0128141 - Natalia Carvalho, 110037642- , 09/0128141- Paulo Roberto Oliveira de Faro, 090032055 - Roberto da Silva Santos, 10/0020747, - Suelene Nunes Leitão, 12/0042703 - Thaline Rodrigues de Oliveira, 10/0089798 - Vívia Lira de Araujo, 10/0041728 -  Juliana Ferreira Leite, (**) 1050621 - Pedro Ferreira de Andrade.

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(*) Alunos da UnB, matriculados na disciplina Pesquisa em Educação a Distancia
(**) Professor da disciplina


Conceito de  Educação a Distância

A partir de um consenso entre a turma, Educação a Distância (EaD) é uma modalidade em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre entre o professor e o aluno que não estão no mesmo espaço ou podem estar em tempos diferentes, utilizando-se do meio virtual para interação com o uso de ferramentas síncronas e/ou assíncronas, alinhadas às outras tecnologias, que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, desenvolvendo assim o curso, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação, dentre eles, a Internet.
        O Decreto n. 5.622 (Brasil, 2005), define EaD como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização dos meios, e TIC, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos, tão importante como todas as outras.

Democratização da Educação a Distância

A palavra democratização da educação significa ser acessível para todos, de forma que o estudante participe de maneira efetiva no processo de ensino/aprendizagem. O acesso, anteriormente, era restrito a determinadas classes sociais, o que impedia o acesso de muitas pessoas à educação. A democratização significa acesso e participação nos processos decisivos da escola e, ainda, a recursos educacionais tais como livros e materiais necessários para o bom desenvolvimento no curso.
A EaD é uma modalidade de ensino que busca expandir o direito à educação e à instrução para todos, superando as limitações espaciais e temporais que uma instituição física possa enfrentar, principalmente no aspecto de oferta, acesso, assim como, de permanência nos diferentes processos formativos.  É uma das formas de  alcançar a população que, por diversos motivos, a instituição física não alcança, tendo como substrato o conhecimento e a utilização de ferramentas tecnológicas que o ajudarão posteriormente e com possibilidades de ter acesso a livros e materiais necessários. Para que haja a Democratização do ensino  é necessário proporcionar a qualquer estudante a possibilidade de  frequentar e de permanecer em uma instituição educacional, independentemente de suas limitações  físicas  ou não.  

O termo “democratização da educação” tem sido usado por intelectuais indicando três pontos, basicamente: universalização da educação (ensino), qualidade do ensino, garantia de permanência e conclusão das etapas de ensino. Assim, democratizar a educação é fazer com que todos tenham acesso  ao ensino, que a qualidade seja a máxima possível para todos e que todos possam ter a permanência garantida.

A EaD como alternativa ou equivalente ao presencial
          A EaD como alternativa equivalente ao presencial, oferece aos alunos uma formação completa mesmo não tendo contato direto com o professor. Para ser bem sucedida, no entanto, depende muito da autonomia dos alunos na realização dos seus estudos.

Acredito que a EaD seja uma boa alternativa para a educação pois o educando tem acesso ampliado a recursos para além da sala de aula.

        A EaD pode se comportar positivamente em relação as duas indagações. A primeira por ser uma solução às pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, por vários motivos, principalmente o trabalho. A segunda é equivalente a presencial na emissão dos certificados, não possuindo distinção neste aspecto.

A EaD como a presencial, cada uma com a sua especificidade, apresenta metodologias e oportunidades que propiciam a construção do conhecimento que não podem ser classificadas uma como substitutiva da outra. Existem, inclusive, no currículo presencial disciplinas que são ministradas na modalidade a distância.

        A referida equivalência se dá através de meios eletrônicos, onde  é possível o acesso simultâneo a atividades que poderiam estar sendo realizadas tanto presencialmente como a distância. Trata-se, portanto, de uma modalidade que fornece meios que são  equivalentes a uma aula presencial, onde é possível acessar conteúdos , debater, tirar duvidas, fazer praticamente tudo o que se faz em uma aula presencial.

       A EaD deve ser vista como uma avanço no sistema educacional, pois atende a uma demanda não suprida pelo ensino presencial. Por isso, considerada um meio a mais de proporcionar educação à população, deve ser a EaD equivalente à presencial em sua qualidade. Apesar disso, não deve se esperar equivalência em sua estrutura, posto que a dinâmica da educação a distância é diferente da presencial.


A contribuição da EaD para a democratização da educação
       
A EAD tem um papel fundamental na democratização da educação devido à facilidade de se adequar aos horários e de não haver a necessidade dos encontros presenciais. Deve-se considerar, entretanto, que as tecnologias e os recursos utilizados na EAD ainda não são acessíveis a todos e isso dificulta um pouco este processo de democratização.

A EaD pode contribuir para a democratização a partir  do momento  em que oferece a oportunidade de acesso a educação para todos, considerando principalmente aqueles que moram em lugares distantes, aos que trabalham ou exercem outras atividades que exigem muitas horas.  Sendo uma grande ajuda na recuperação deste  tempo perdido e com isso, oferece novas formações e possibilidade de emprego para os seus usuários.

Acreditamos que um dos objetivos da EaD é tornar a educação acessível e fazer com que cada vez mais pessoas possam estar estudando e tendo uma formação, por isso ela contribui de maneira efetiva para esta democratização.
A EaD contribui para a democratização da educação pois faz com que as pessoas que não têm disponibilidade de tempo, sofrem limitações físicas ou enfrentam dificuldade de deslocamento, de comparecer à uma instituição de ensino presencial, possam ter acesso ao ensino de uma maneira mais viável à elas. Com isso, a EaD leva o conhecimento a uma parcela significativa da população brasileira, ampliando, assim, o acesso  à educação.

A EaD pode e deve contribuir para a democratização da educação. Com ela, a educação pode chegar aos lugares mais remotos e atingir públicos que a educação presencial não atinge. Mesmo nos grandes centros urbanos, encontramos pessoas que necessitam estudar, mas não possuem condições para isso. E é a mobilidade da EaD que atrai esse público.

A educação a distância está cada vez mais presente na realidade brasileira. As rápidas transformações ocorridas no mundo globalizado fazem com que todos estejam sempre buscando o aperfeiçoamento profissional. A EaD é uma necessidade social emergente do sistema educacional presencial incapaz de atender a demanda atual. Ela serve, assim, como um instrumento que proporciona educação aos segmentos da sociedade que não foram adequadamente servidos pelo o sistema tradicional de ensino. O publico atendido é composto principalmente por adultos assalariados de tempo integral e por donas de casa que, atarefadas com os cuidados do lar e dos filhos, não dispõem do tempo requerido pela educação tradicional. Aliado a estes motivos também se encontra a falta de universidades, escolas profissionalizantes e outras instituições de ensino próximas à residência destes alunos. Sendo assim, pode-se dizer que a educação a distância é uma alternativa para a democratização da educação, principalmente quando os cursos ofertados são bem planejados e estruturados.

Conclusão critica sobre a importância da EaD na democratização da educação

A EaD é de extrema importância e relevância na democratização da educação, já que oferece oportunidades aos que antes não tinham, ou por morarem em lugares de difícil acesso ou por qualquer outro motivo que os impossibilitavam de estudar.

A partir dos estudos em EAD, percebe-se o quão importante é essa modalidade  de ensino para contribuir com a democratização da educação, tendo em vista sua característica básica de permitir o acesso de todos, independente do local ou tempo. No entanto, para  se ter este acesso é necessário um conhecimento básico em informática e ter acesso a um computador com uma boa conexão de internet, o que acaba, de certa forma, dificultando e restringindo o acesso.
Acreditamos que, uma vez  superadas essas dificuldades, a EAD contribui bastante para a democratização do ensino, dando  oportunidade às pessoas que não possuem instituições de qualidade próximas a sua residência e que querem ter uma qualificação, seja ela na educação básica, profissional ,superior ou outras.

            A EaD, devido à sua possibilidade e acessibilidade,  contribui dando oportunidade de ingresso/acesso àqueles que não possuem condições de locomoção e frequência a salas de aula, como se exige na modalidade de educação presencial. Com isso, facilita e expande o acesso ao ensino, contribuindo para a democratização educacional.

        Consideramos, ainda, como fator limitador, a necessidade de um equipamento eletrônico e conexão à intertet , recursos ainda de difícil acesso para muitas pessoas. Para garantir-lhes esta possibilidade seria necessária a adoção de políticas públicas que viabilizassem estes recursos a todos.

A EaD torna a educação mais democrática ao oportunizar aos alunos a participação  neste processo, ao oferecer suporte no ensino, ao auxiliar nas dificuldades e ao contribuir para sua formação.

A EaD auxilia na democratização da Educação pois, com cursos que exigem menor custo financeiro - mensalidades mais baixas, diminuição ou extinção de custo de deslocamento e alimentação etc -  ela facilita que a educação chegue a todas as pessoas que teriam dificuldade de frequentar cursos presenciais.

A modalidade de ensino a distancia contribui para que todos possam ter o acesso à educação, pois muitos alunos que não estariam em quaisquer instituições de ensino, por causa de limitações diversas, passam a ter a oportunidade de estudar, construindo e aperfeiçoando o conhecimento, bem como alcançando ou ampliando a sua formação profissional.

        A Educação a Distância é uma oportunidade de levar a educação a todas as pessoas em todos os lugares. Ela permite ampliar os locais e horários de ensino, de forma que aluno e professor expandam suas possibilidades, não sendo afetados por fatores outros que limitam o processo ensino-aprendizagem - acesso, finanças, distância, impedimentos físicos, horários.

Não devemos, entretanto, entender a democratização que a EaD permite como sendo inclusão automática. A EaD é uma modalidade de ensino que requer um conjunto de habilidades e de recursos(conhecimentos em informática, computador, rede de acesso à internet, linha telefônica etc.) e estas não estão ainda ao alcance de toda a população brasileira. A EaD, por si só, não assegura a democratização ou a inclusão, mas apresenta-se como um caminho que pode levar à consolidação de ambas.  

A EaD, portanto, contribui para a democratização da  educação,com o acesso e a qualidade. Considerando a utilização e os avanços das novas tecnologias ela permite um contado quase “presencial” devido à velocidade das informações passadas e o contato imediato com informações e conhecimentos circulantes na rede mundial de computadores. As tecnologias da informação e comunicação evoluíram de tal forma que a resposta é imediata ou, até mesmo, instantânea, como em videoconferências e conversas on line. Com o avanço das novas tecnologias, a EaD agrega novas ferramentas, oferece novos diferenciais e conquista maior espaço e credibilidade. Valendo-se dos recursos atuais e dos que virão alcançará maior número de alunos e oferecerá novas e promissoras possibilidades aos seus usuários.
Referências bibliográficasBRASIL. Decreto lei nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 regulamenta o art. 80 da Lei
no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional.

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