Amostra de uma revisão detalhada |
Amostra de uma revisão detalhada |
TRABALHADO EM ENCONTRO PRESENCIAL
USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: QUAL A PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO?
Pedro Ferreira de Andrade; Brunna da Silva Pereira; Camila Braga Vaz dos Santos; Elias Gomes Santana; Everton Vieira Guimarães; Giselle Lima Cardoso; Gustavo Stenio Silva Sousa; Marcelle Teixeira Diogo; Mirian Barbosa da Silva; Rayssa Simone Campelo; Tamara Assunção Saldanha.
Palavras-chave:
Resumo
Abstract
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, neste texto, compreendem os recursos digitais como computador e internet, que podem ser classificados como ferramentas de suporte educacional. Essas ferramentas podem contribuir no processo de ensino aprendizagem tanto do ponto de vista construtivista quanto instrucionista, dependendo da visão pedagógica do professor.
Pedro Ferreira de Andrade; Brunna da Silva Pereira; Camila Braga Vaz dos Santos; Elias Gomes Santana; Everton Vieira Guimarães; Giselle Lima Cardoso; Gustavo Stenio Silva Sousa; Marcelle Teixeira Diogo; Mirian Barbosa da Silva; Rayssa Simone Campelo; Tamara Assunção Saldanha.
Palavras-chave:
Resumo
Abstract
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, neste texto, compreendem os recursos digitais como computador e internet, que podem ser classificados como ferramentas de suporte educacional. Essas ferramentas podem contribuir no processo de ensino aprendizagem tanto do ponto de vista construtivista quanto instrucionista, dependendo da visão pedagógica do professor.
Segundo Valente (2001), na abordagem construtivista o aprendiz constrói com o uso do computador e seus recursos o próprio conhecimento. Nessa situação, o papel do professor passa de observador para experimentador com a função objetiva e clara de orientar o aprendizado e problematizar as situações vivenciadas, tornando o aprendizado aprazível e com melhores resultados. Belloni (2008) reforça que o professor, do futuro, deverá torna-se “parceiro dos estudantes no processo de construção do conhecimento” em busca de uma inovação pedagógica que pode ser sintetizada com a fórmula ensinar a aprender. Na abordagem instrucionista visa simplesmente repassar conhecimentos ao aluno. O computador é usado como máquina de ensinar ou simplesmente como ferramenta auxílio, chamados ainda por Valente(1997) de informática para educação e informática na educação respectivamente
Referências Bibliográficas:
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2008.
VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário