O jornal O Estado de S. Paulo trouxe na edição do domingo que passou, 2 de outubro de 2011, no caderno Vida (Ambiente / Ciência / Educação / Saúde / Sociedade), na página A29, a matéria Escolas nos EUA debatem acesso à internet.
A matéria é assinada por Winnie Hu, publicada no jornal New York Times (www.nytimes.com/), traduzida por Augusto Calil para o Estadão (http://www.estadao.com.br/), e trata do debate que está sendo travado nas escolas de ensino médio dos Estados Unidos da América, se deve ser bloqueado ou não o acesso de alunos a determinados sites.
http://www.google.com.br/ |
Estão sendo visados nessa discussão os blogs pessoais e as redes sociais, acusados de desviar a atenção dos alunos. O debate não se circunscreve somente às potencialidades das redes sociais e ferramentas de escrita poderiam ou não oferecer oportunidades de aprendizado, também se dirige à questão da censura, considerando que a informação não podendo ser publicada ou acessível ao aluno a liberdade de direito de acesso à informação e à palavra passa a ser cerceada ou esconde uma posição que submete ao pensar e ao poder de um grupo, estamento.
Uma parte da matéria traduzida pode ser lida no link http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,escolas-nos-eua-debatem-acesso-a-internet,780231,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário