No intuito de aprofundar discussões e estabelecer uma posição nacional ente a comunidade acadêmico-científica foram realizados nos anos de 1981 e 1982 os I e II Seminários Nacionais de Informática na Educação sobre o uso do computador como instrumento auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem. As recomendações registradas se encontram nesses Anais, que refletem o pensamento dos participantes.
Capa dos Anais Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1982, o Ministério da Educação aprova documento que contém os pressupostos básicos para as atividades setoriais de informática, apresentando um conjunto de diretrizes de orientação. Nesse documento, publicado em julho de 1983, a informática na educação é um campo de atuação, onde se consideram os aspectos instrumentais da informática como tecnologia de ensino à disposição de professores e alunos.
Capa do documento Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1983, o Centro de Informática da Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa - Cenifor/Funtevê assume por determinação ministerial a função de organizar e facilitar a entrada da informática como instrumento do processo ensino-aprendizagem e gerar os insumos que viessem a contribuir para formulação de uma política nacional de informática na educação. Os pressupostos básicos que configuram a estrutura e as ações do Centro estão dispostos nesse documento.
Capa do documento Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
O Programa de Ação Imediata em Informática na Educação 1987 (PAI-IE 1987) foi uma resposta do MEC (Ministério da Educação) à necessidade de implantação de uma política de informática na educação de 1º (Ensino Fundamental) e 2º Graus (Médio).
Capa do documento PAI-IE 1987 Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1989, o MEC institucionaliza o Programa Nacional de Informática Educativa - Proninfe descrito nesse documento inclusa a portaria ministerial de sua criação.
Capa do documento referencial do Proninfe Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1990, o Proninfe passa por uma realocação na estrutura do Ministério saindo da Secretaria Geral, extinta em função da reorganização administrativa pública, para a Secretaria Nacional de Educação Tecnológica - Senete. O documento referencial do Proninfe ganha uma nova roupagem e uma atuação diferenciada.
1997, numa solenidade no Palácio do Planalto, presidida pelo Presidente da República, é instituido o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, através de uma Portaria ministerial, cuja finalidade é disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informática e telecomunicações nas escolas públicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estadual e municipal. O documento referencial do ProInfo são as Diretrizes.
Capa do documento Diretrizes do ProInfo Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Mais sobre o ProInfo:
Portaria nº 522, de 09 de abril de 1997. Cria o ProInfo.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22148
Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o ProInfo.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm
ProInfo
Capa do folheto publicado em março de 1999
MEC/SEED/DIED/PROINFO
Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário