terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livros didáticos na internet para os alunos e educadores da escola pública.

Aonde isso? No Brasil!?

Esse é o exercício de imaginação e reflexão a partir de um questionamento / problematização que farei aos meus alunos de graduação da Faculdade de Educação/UnB.

Digamos que essa hipótese se torne real,  de o governo comprar o conteúdo educacional em si dos autores e editoras, para disponibilizar tudo na internet para alunos e educadores da escola pública, em formatos e licenças livres (permitindo que os educadores e alunos acrescentem informações), em vez da distribuição de exemplares físicos de livros didáticos, através do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD, a cargo do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

Como Você ver essa idéia? Quais implicações?

Este é desafio que farei aos meus alunos num próximo fórum.

Mas na Coréia do Sul  todos os manuais escolares serão convertidos  em versões digitais até 2015. Serão também disponibilizados materiais digitais suplementares e novos métodos de estudo a incluir na versão digital dos manuais.


Imagem: eSchools News
 
Esta medida anunciada pelo Ministério da Educação coreano tem duas motivações: diminuir o peso das mochilas que os alunos carregam às costas, e reduzir os custos das famílias com a aquisição de manuais escolares. Para completar as mudanças, os testes e exames dos alunos irão ser realizados on line.

Leia mais em:
http://www.eschoolnews.com/2011/07/01/all-korean-textbooks-to-go-digital-by-2015/



Nenhum comentário:

Postar um comentário