Como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
podem contribuir com os processos educacionais?
Que resultados esperar a
partir do uso desses meios?
Quais as variantes que possibilitam
classificar um projeto como verdadeiramente inovador?
Dispostos a
compreender o cenário em que tangem essas e outras questões referentes à
adoção das TIC no meio escolar a Fundação Telefônica, em parceria com o
IDIE – Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa, da OEI –
Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a
Cultura, desenvolveram ao longo dos últimos meses uma pesquisa sobre
inovação em educação com o uso de TIC.
A pesquisa foi realizada em âmbito nacional e considerou iniciativas
aplicadas a estudantes do ensino básico (fundamental e médio) das redes
pública e privada, que envolvessem a utilização de internet, celular,
audiovisual e videogames.
Após um amplo levantamento foram identificados inicialmente sessenta e quatro projetos classificados como relevantes. Desses vinte e seis foram caracterizados como realmente inovadores, que envolveram aspectos da qualidade na educação, da integração das TIC e das tendências tecnológicas.
Após um amplo levantamento foram identificados inicialmente sessenta e quatro projetos classificados como relevantes. Desses vinte e seis foram caracterizados como realmente inovadores, que envolveram aspectos da qualidade na educação, da integração das TIC e das tendências tecnológicas.
Uma terceira triagem sobre esses vinte e seis projetos levou a análise de onze projetos, que resultou em
quatro iniciativas consideradas efetivamente de vanguarda e analisadas
de forma aprofundada.
São elas:
- Cartografias de sentidos nas escolas, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte
Links:
- http://cartografiadossentidosemaac.blogspot.com/
- http://emip-bh.blogspot.com
- http://cartografiadossentidosemfp.blogspot.com
- Fractal multimídia: objetos de aprendizagem, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis, no Rio de Janeiro
- Experimentação remota como suporte a ambientes de ensino-aprendizagem, desenvolvido em Araranguá, pela Universidade Federal de Santa Catarina
- Olimpíadas de Jogos Educacionais, da empresa Joy Street em parceria com o Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco
Os quatro projetos foram
apresentados no Seminário Inovação Educativa "Inovação educativa: conhecer para transformar", promovido pela Fundação Telefônica e o IDIE, em São Paulo.
Trailer do Jogo Estrada Real Digital desenvolvido na UFMG
Oi Pedro, tudo bem.? Que variáveis foram consideradas para classificar a prática como relevante? Como os resultados foram tratados e comparados para se chegar aos 4?
ResponderExcluirUm abração saudoso
Bea