domingo, 11 de setembro de 2011

Pesquisa sobre inovação educativa

Como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir com os processos educacionais? 

Que resultados esperar a partir do uso desses meios? 

Quais as variantes que possibilitam classificar um projeto como verdadeiramente inovador? 

Dispostos a compreender o cenário em que tangem essas e outras questões referentes à adoção das TIC no meio escolar a Fundação Telefônica, em parceria com o IDIE – Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa, da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, desenvolveram ao longo dos últimos meses uma pesquisa sobre inovação em educação com o uso de TIC.

A pesquisa foi realizada em âmbito nacional e considerou iniciativas aplicadas a estudantes do ensino básico (fundamental e médio) das redes pública e privada, que envolvessem a utilização de internet, celular, audiovisual e videogames.

Após um amplo levantamento foram identificados inicialmente sessenta e quatro projetos classificados como relevantes. Desses vinte e seis foram caracterizados como realmente inovadores, que envolveram aspectos da qualidade na educação, da integração das TIC e das tendências tecnológicas.


Uma terceira triagem sobre esses vinte e seis projetos levou a análise de onze projetos, que resultou em quatro iniciativas consideradas efetivamente de vanguarda e analisadas de forma aprofundada. 

São elas:  
  • Cartografias de sentidos nas escolas, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte 
          Links:
  1. http://cartografiadossentidosemaac.blogspot.com/
  2. http://emip-bh.blogspot.com
  3. http://cartografiadossentidosemfp.blogspot.com
 
  • Fractal multimídia: objetos de aprendizagem, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis, no Rio de Janeiro
  1.  http://fractalmultimidia.blogspot.com

  • Experimentação remota como suporte a ambientes de ensino-aprendizagem, desenvolvido em Araranguá, pela Universidade Federal de Santa Catarina
  1.   http://rexlab.ararangua.ufsc.br/
  • Olimpíadas de Jogos Educacionais, da empresa Joy Street em parceria com o Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco 
  1.   http://www7.educacao.pe.gov.br/oje/

Os quatro projetos foram apresentados no Seminário Inovação Educativa "Inovação educativa: conhecer para transformar", promovido  pela Fundação Telefônica e o IDIE, em São Paulo.


Trailer do Jogo Estrada Real Digital desenvolvido na UFMG

Um comentário:

  1. Oi Pedro, tudo bem.? Que variáveis foram consideradas para classificar a prática como relevante? Como os resultados foram tratados e comparados para se chegar aos 4?
    Um abração saudoso
    Bea

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