Edgar Walter (1946). Paisagem (OSM) |
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Tablet educacional da Intel
A Intel apresentou hoje em São Paulo um tablet para o uso educacional resistente a quedas e ao contato com água. O dispositivo faz parte da linha Intel Learning Series (que inclui o Classmate) e foi
desenvolvido para atender necessidades de crianças em atividades escolares.
Fonte: Intel (divulgação) |
Fonte: Intel (divulgação) |
Saber mais - fontes:
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/10/27/intel-apresenta-conceito-de-tablet-educacional.jhtmterça-feira, 25 de outubro de 2011
Incompletude humana
"O senhor mire, veja...
o mais importante e bonito do mundo é isto:
que as pessoas não estão sempre iguais,
ainda não foram terminadas
- mas que elas vão sempre mudando.
Afinam ou desafinam.Verdade maior.
É o que a vida me ensinou.
Isso me alegra, montão."
João Guimarães Rosa
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Ser professor
"Não existe nada que me envergonhe de ser um professor. Eu sou um professor. Ensinar é absolutamente fundamental."
Paulo Freire
sábado, 22 de outubro de 2011
TIC na educação: um pouco da história (em livros e documentos)
No intuito de aprofundar discussões e estabelecer uma posição nacional ente a comunidade acadêmico-científica foram realizados nos anos de 1981 e 1982 os I e II Seminários Nacionais de Informática na Educação sobre o uso do computador como instrumento auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem. As recomendações registradas se encontram nesses Anais, que refletem o pensamento dos participantes.
Capa dos Anais Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1982, o Ministério da Educação aprova documento que contém os pressupostos básicos para as atividades setoriais de informática, apresentando um conjunto de diretrizes de orientação. Nesse documento, publicado em julho de 1983, a informática na educação é um campo de atuação, onde se consideram os aspectos instrumentais da informática como tecnologia de ensino à disposição de professores e alunos.
Capa do documento Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1983, o Centro de Informática da Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa - Cenifor/Funtevê assume por determinação ministerial a função de organizar e facilitar a entrada da informática como instrumento do processo ensino-aprendizagem e gerar os insumos que viessem a contribuir para formulação de uma política nacional de informática na educação. Os pressupostos básicos que configuram a estrutura e as ações do Centro estão dispostos nesse documento.
Capa do documento Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
O Programa de Ação Imediata em Informática na Educação 1987 (PAI-IE 1987) foi uma resposta do MEC (Ministério da Educação) à necessidade de implantação de uma política de informática na educação de 1º (Ensino Fundamental) e 2º Graus (Médio).
Capa do documento PAI-IE 1987 Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1989, o MEC institucionaliza o Programa Nacional de Informática Educativa - Proninfe descrito nesse documento inclusa a portaria ministerial de sua criação.
Capa do documento referencial do Proninfe Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Em 1990, o Proninfe passa por uma realocação na estrutura do Ministério saindo da Secretaria Geral, extinta em função da reorganização administrativa pública, para a Secretaria Nacional de Educação Tecnológica - Senete. O documento referencial do Proninfe ganha uma nova roupagem e uma atuação diferenciada.
1997, numa solenidade no Palácio do Planalto, presidida pelo Presidente da República, é instituido o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, através de uma Portaria ministerial, cuja finalidade é disseminar o uso pedagógico das tecnologias de informática e telecomunicações nas escolas públicas de ensino fundamental e médio pertencentes às redes estadual e municipal. O documento referencial do ProInfo são as Diretrizes.
Capa do documento Diretrizes do ProInfo Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Mais sobre o ProInfo:
Portaria nº 522, de 09 de abril de 1997. Cria o ProInfo.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22148
Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o ProInfo.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm
ProInfo
Capa do folheto publicado em março de 1999
MEC/SEED/DIED/PROINFO
Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
TIC na educação: um pouco da história (em livros e documentos)
Os livros Projeto Educom e Projeto Educom: realizações e produtos resgatam fatos, realizações e produtos da formação de uma cultura em TIC na educação do Brasil centrada na história do Projeto Educom (Educação com Computadores), uma iniciativa do governo federal sob a liderança da comunidade educacional brasileira no seu desenvolvimento.
Capa do livro Projeto Educom
Imagem: © 2011 Pedro Andrade
|
Capa do livro Projeto Educom: realizações e produtos Imagem: © 2011 Pedro Andrade |
Lançamento dos livros presidido pelo Ministro da Educação Murílio Hingel © 2011 Pedro Andrade |
Lançamento dos livros presidido pelo Ministro da Educação Murílio Hingel © 2011 Pedro Andrade |
Lançamento dos livros presidido pelo Ministro da Educação Murílio Hingel © 2011 Pedro Andrade |
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Saruê: Educação & Tecnologia
A aula do dia 17 de outubro de 2011, da disciplina Práticas Mediáticas na Educação, turma matutina, começou com a surpresa da visita de um saruê ou gambá de orelhas pretas ao espaço físico do encontro. Ao abrir o laboratório Ábaco deparei com o bicho circulando na bancada à esquerda dos desktops, tendo deixado em seu rastro fezes e urina na bancada. O marsupial estava assustado, o que supus. Procurei fazer com que não ficasse mais estressado com a minha presença e a dos alunos que começavam a chegar, mas não perdi a oportunidade de registrar as imagens do animal que compartilho neste post.
O bicho acabou sendo expulso, podendo dizer que foi convidado contra a sua vontade a sair do laboratório pelo pessoal da limpeza e segurança que atua na Faculdade: conduzido numa cadeira até um dos jardins internos do subsolo do prédio 3 da FE.
Ao término da aula procurei, na minha partida para o almoço, ver se o bicho ainda estava no jardim, mas não vi nem sinal. Foi para mim uma grande experiência e mais uma oportunidade especial nessa minha vivência na UnB. Cada coisa!
O bicho acabou sendo expulso, podendo dizer que foi convidado contra a sua vontade a sair do laboratório pelo pessoal da limpeza e segurança que atua na Faculdade: conduzido numa cadeira até um dos jardins internos do subsolo do prédio 3 da FE.
Ao término da aula procurei, na minha partida para o almoço, ver se o bicho ainda estava no jardim, mas não vi nem sinal. Foi para mim uma grande experiência e mais uma oportunidade especial nessa minha vivência na UnB. Cada coisa!
Conforme disse o colega do audiovisual, o Giácomo, é comum aparecer essa espécie de animal nas salas, entrando pelas janelas (vitrôs) ou espaços existentes no ar condicionado. Interessante, é que outro dia essa espécie também apareceu na sala onde trabalhei no MEC, neste ano, no 3º andar do Anexo II. Que está acontecendo com os bichos?
Saruê: Gambá de orelhas pretas. Até parece que ele está querendo digitar. © 2011 Pedro Andrade |
sábado, 15 de outubro de 2011
Workshop UCA no SBIE
Workshop Formação e Experiências Educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no SBIE/WIE 2011.
Saiba mais sobre o Workshop:
Laptop educacional Piloto UCA Brasil © 2010 Pedro Andrade |
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Minidicionário Livre da Língua Portuguesa
Publicado sob as licenças Creative Commons o Minidicionário Livre da Língua Portuguesa, que permite que seu conteúdo circule livremente pela internet e também possa ser reutilizado em projetos diversos, desde que não tenha fins comerciais.
O dicionário, coordenado pelo professor de filologia da USP, M.M. Santiago-Almeida, conta com mais de 35 mil verbetes e todos os seus vocábulos foram doados para o BrOffice.org (BrOffice.org), para servir de base para o corretor ortográfico do processador de texto do projeto.
O Minidicionário Livre da Língua Portuguesa está disponível para ler e baixar direto em PDF. Clique: minilivre.pdf
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Memorial Darcy Ribeiro (UnB): Beijódromo
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Macacos movem objeto com o pensamento
O laboratório de neurociências da
Universidade de Duke (http://www.duke.edu/), dos EUA, concluiu a segunda e penúltima etapa do
Projeto Walk Again, cuja meta é fazer um jovem paraplégico dar o
pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Pela primeira vez dois
macacos conseguiram identificar a textura de objetos virtuais, além de
mover um avatar usando somente a atividade do cérebro. Esta
demonstração aconteceu em via de mão dupla, ou seja, entre o cérebro de
um primata e um corpo virtual: um avatar. O estudo foi publicado dia 5 de
setembro, pela revista científica Nature (http://www.nature.com/news/2011/111005/full/news.2011.576.html), cujo título é "Monkey brains ´feel´virtual objects".
Macaco-avatar http://www.natalneuro.org.br/ |
Katie Zhuang
|
Projeto Walk Again
O Projeto Walk Again, liderado por Miguel Nicolelis, é uma organização internacional, consórcio sem fins lucrativos, criada por uma equipe de cientistas brasileiros, americanos, suíços e alemães, que visa restaurar a mobilidade de corpo inteiro para os pacientes tetraplégicos. Para tanto é utilizada uma interface cérebro-máquina-cérebro, implementada em conjunto com um exoesqueleto robótico de corpo inteiro. A partir de 2012, o projeto será desenvolvido no Brasil, pela equipe do Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra (IINN-ELS). A ideia é que o projeto seja concluído no Brasil, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.
Quem é Miguel Nicolelis?
Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro (http://lattes.cnpq.br/4925407922379562). Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, de acordo com a revista "Scientific American". O trabalho desenvolvido pelo cientista e equipe figura na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo, procurando no campo da fisiologia de órgãos e sistemas, integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina), com o objetivo de desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.
Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro (http://lattes.cnpq.br/4925407922379562). Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, de acordo com a revista "Scientific American". O trabalho desenvolvido pelo cientista e equipe figura na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo, procurando no campo da fisiologia de órgãos e sistemas, integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina), com o objetivo de desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.
Miguel Nicolelis http://ricardoz.blogspot.com/2010/12/quem-e-miguel-nicolelis-o-que-ele-faz.html |
Leia mais sobre esse assunto em:
http://www.nicolelislab.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Nicolelis
http://www.nature.com/news/2011/111005/full/news.2011.576.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Nicolelis
http://www.nature.com/news/2011/111005/full/news.2011.576.html
Steve Jobs tribute
Uma mente criativa
Steve Jobs (1955-2011)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Steve_Jobs_Headshot_2010-CROP.jpg |
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Facebook: atividades escolares
Edição nº 2237 da revista Veja, capa "A geração f", traz a reportagem especial "O que quer o senhor das redes", página 90.
O f de Facebook, com quase 800 milhões de usuários, é focado como assunto de tela maior a partir das últimas mudanças que ampliam as suas funcionalidades visando ganhar mais adeptos e prendê-los mais tempos em sua malha.
Capa da Veja n. 2237, ano 44, n.40, 5 out 2011 |
Destaco da matéria especial a mini-reportagem sobre o tema Educação: "Teatro sem drama", página 96, para apontar não só o significado das ferramentas de compartilhamento, autoria colaborativa e interação nas práticas educativas escolares, como a necesidade de perceber a ferramenta mais apropriada para estimular o aprendizado em cada caso.
Na mini-reportagem o Facebook ganha longe do Google Docs na receptividade a uma demanda da professora Bárbara Araujo. Somente após ter sugerido o uso do Facebook, a partir da criação de um perfil exclusivo para as atividades escolares, a professora viu a demanda ser correspondida plenamente.
II Simpósio EaD UnB
A Universidade de Brasília, por meio da Coordenação Operacional de
Ensino de Graduação a Distância, realizará o II Simpósio de Educação a
Distância no Ensino Superior: Interlocução, Interação e Reflexão. O
evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2011, no Auditório da
Faculdade de Saúde, Campus Darcy Ribeiro, em Brasília, Distrito Federal.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Participem, divulgem e incentivem os seus colegas e alunos a participarem apresentando trabalhos acerca do processo de ensino e aprendizagem na modalidade de EaD.
Inscrições e mais informações no link www.uab.unb.br/simposio
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Escolas nos EUA debatem acesso à internet
O jornal O Estado de S. Paulo trouxe na edição do domingo que passou, 2 de outubro de 2011, no caderno Vida (Ambiente / Ciência / Educação / Saúde / Sociedade), na página A29, a matéria Escolas nos EUA debatem acesso à internet.
A matéria é assinada por Winnie Hu, publicada no jornal New York Times (www.nytimes.com/), traduzida por Augusto Calil para o Estadão (http://www.estadao.com.br/), e trata do debate que está sendo travado nas escolas de ensino médio dos Estados Unidos da América, se deve ser bloqueado ou não o acesso de alunos a determinados sites.
http://www.google.com.br/ |
Estão sendo visados nessa discussão os blogs pessoais e as redes sociais, acusados de desviar a atenção dos alunos. O debate não se circunscreve somente às potencialidades das redes sociais e ferramentas de escrita poderiam ou não oferecer oportunidades de aprendizado, também se dirige à questão da censura, considerando que a informação não podendo ser publicada ou acessível ao aluno a liberdade de direito de acesso à informação e à palavra passa a ser cerceada ou esconde uma posição que submete ao pensar e ao poder de um grupo, estamento.
Uma parte da matéria traduzida pode ser lida no link http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,escolas-nos-eua-debatem-acesso-a-internet,780231,0.htm
domingo, 2 de outubro de 2011
O que é Educação a Distância (EaD)?
No Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm), que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, "carateriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades em lugares ou tempos diversos."
Esta é, portanto, a conceituação oficial. Há muitos vídeos na Internet e publicações de autores que definem / conceituam educação a distância (EaD).
Destaco entre os vídeos o do Programa Salto para o Futuro (http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/), TV Brasil, com especialistas brasileiros: José Manuel Moran; Franscico José Silveira Lobo Neto; Maria Luiza Angelim.
Encontro histórico: Paulo Freire & Seymour Papert
Paulo Reglus Neves Freire é o mais importante filósofo da educação brasileira e um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia.
Paulo Freire (1921-1997)
|
Seymour Papert, o principal ártifice da aplicação da inteligência artificial a serviço da pedagogia. O mais importante educador da atualidade.
Seymour Papert (1928) Fonte: http://tiger.towson.edu/~eherbe2/portfolio/theory.htm |
O Encontro
O futuro da Escola. Parte 1 de 7
Semana Universitária UnB: Expo Multimídia Paulo Freire
Crédito: http://www.semanauniversitaria.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33:noticia-13&catid=2:noticias&Itemid=3 |
"Com o tema “90 anos de Paulo Freire: um marco para a reflexão sobre os
rumos da universidade brasileira”, a Semana Universitária da UnB de 2011
homenageia o educador e realiza exposição multimídia sobre sua
história. A Mostra “Sonhando com Paulo Freire - A Educação que Queremos”
será montada no Memorial Darcy Ribeiro, ao lado da Reitoria, no Campus
da Asa Norte. A exposição estará aberta a toda a comunidade, de 5 a 23
de outubro, das 8 às 18 horas.
Com exibição de material audiovisual e ações lúdicas, a mostra convida o
público a entrar no mundo de Paulo Freire e refletir sobre os caminhos
da educação no Brasil. Serão 26 painéis com fotos e textos que traçam a
trajetória do educador. Monitores de TV exibirão vídeos sobre sua vida e
obra, além de depoimentos dele e sobre ele, gravados com familiares,
amigos e parceiros.
Em um varal, serão penduradas páginas ampliadas do folheto de cordel
sobre a vida de Paulo Freire, escrito pelo poeta Costa Senna, que estará
presente. Objetos de arte popular ajudarão a compor o universo
freireano. Um boneco Paulo Freire, em tamanho natural, animado por um
ator, também estará recebendo as pessoas na porta da exposição, que tem
curadoria de Bené Fonteles e Tânia Quaresma.
Durante todo o evento uma equipe será responsável por fotografar e
gravar depoimentos dos visitantes sobre a educação no Brasil e sobre as
idéias de Paulo Freire. O material será publicado durante toda a Semana
Universitária no blog recriempaulofreire@blogspot.com."
Para mais informações confira a programação completa da Semana Universitária
Assinar:
Postagens (Atom)